Curso de Artes Cênicas da UVV se apresenta no Theatro Carlos Gomes

Colaboração: Rejane Arruda

Depois de estrear no Festival de Teatro de Curitiba, o maior do país, o GRUPO DE TEATRO DA UNIVERSIDADE VILA VELHA traz dois espetáculos para o Teatro Carlos Gomes: “ROMEU & JULIETA” e “QUEM TEM MEDO DE PLÍNIO MARCOS?” em apresentações únicas.

O curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha, apesar do pouco tempo de vida, já traz para o mercado um repertório formado por peças contemporâneas que primam pela pesquisa de linguagem. Isto porque o ensino se fundamenta em pesquisas financiadas por agências de fomento como o CNPQ e a FUNADESP. Tendo hoje um grupo de setes orientandos de iniciação científica, a atriz, encenadora e Profa. Dra. Rejane Arruda (USP), também coordenadora do curso, imprime, no dia-a-dia da sala de aula, a ênfase na criação como suporte da construção de um saber em Artes Cênicas.

Sendo assim, os espetáculos constituídos em processos pedagógicos e que apresentam potencial, logo se posicionam como repertório do Grupo de Teatro da UVV. São peças antes apresentadas e testadas na ABERTURA DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA que, no momento seguinte, vão para o mercado. Assim, o curso cumpre a função de estar levando a práxis cênica para fora dos muros da escola, atingindo a sociedade como um todo, investindo em formação de publico e trazendo, a seus alunos, a perspectiva da profissionalização enquanto ainda estão na universidade.

Em "Romeu & Julieta", a clássica história dos dois jovens proibidos de se amar é encenada através de brincadeiras, jogos de infância e canções. Misturando o tom coloquial com versos formais shakespearianos, máscaras e coro, o elenco, formado por quatorze jovens atores é iluminado por uma enorme lua, que junto às canções populares, garante a atmosfera pop-romântica da encenação. O caráter lúdico cede lugar ao lirismo quando dez Julietas invadem a plateia, assumindo a voz da protagonista diante da decisão de tomar veneno. O líquido, fornecido por Frei Lorenço, dará à jovem a aparência de uma morta para que, quando enterrada, acorde na tumba dos antepassados e encontre, finalmente, o amado Romeu com quem se casou às escondidas.



Cenas de ROMEU & JULIETA

Em “Quem Tem Medo de Plinio Marcos?”, vinte e três jovens dão vida a personagens sem saída e sem destino da obra do renomado dramaturgo brasileiro Plínio Marcos. A provocação não está apenas no título. Situações-limite, onde a sensação de impotência leva ao ato impensado ou ao crime, são expostas com filmagens ao vivo e o efeito das luzes de 30 lanternas. “Quem Tem Medo de Plinio Marcos?” traz um equilíbrio precário entre ousadia, lirismo, crueza e comicidade. Difícil equação realizada pela diretora Rejane Arruda, que uniu fragmentos de “Barrela”, “Abajur Lilás”, “Querô”, “Quando as Máquinas Param” e “Mancha Roxa”. Diferentes situações da obra pliniana são encenadas pelo Grupo de Teatro da UVV como um espelho duplicado. A trilha sonora vai do rock nacional a Ólafur Arnalds, construindo e alterando as atmosferas. Entre identificações e estranhamentos, “Quem Tem Medo de Plinio Marcos?” transmite a ideia da urgência da transformação.



Cenas de QUEM TEM MEDO DE PLÍNIO MARCOS?

SERVIÇO

QUEM TEM MEDO DE PLÍNIO MARCOS?
QUANDO: 21/05/2016 (sábado) às 20h
ONDE: Teatro Carlos Gomes
COM: Grupo de Teatro da UVV
DIREÇÃO: Rejane Arruda
TEXTO: Plinio Marcos
ADAPTAÇÃO: Grupo de Teatro da UVV
REALIZAÇÃO: Curso de Artes Cênicas da UVV
CENSURA: 14 anos
QUANTO: Gratuito

ROMEU & JULIETA
QUANDO: 22/05/2016 (domingo) às 19h
ONDE: Teatro Carlos Gomes
COM: Grupo de Teatro da UVV
DIREÇÃO: Rejane Arruda
TEXTO: William Shakespeare
ADAPTAÇÃO: Rejane Arruda
REALIZAÇÃO: Curso de Artes Cênicas da UVV
CENSURA: LIVRE
QUANTO: Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas