Mostra OFF 2016 divulga sua programação com o tema "Resistir é preciso."



O Off nasceu há cinco anos como Mostra de Teatro de Grupo. Embora mantenha o nome e seu foco se mantenha prioritariamente o mesmo, outras linguagens foram agregadas, confirmando uma tendência da contemporaneidade, em que as fronteiras estão cada vez mais diluídas e, por outro lado, uma vocação da própria mostra, a de reunir grupos e artistas locais de diversas vertentes. Dessa forma, O Off vem agregando manifestações da dança, da performance e áreas afins.

A cada ano a mostra tem um tema e, em 2016, o mote é: "Resistir é preciso", examinando a situação do país, de forma geral e, em particular, as perspectivas para as artes cênicas neste contexto. O Off – Mostra de Teatro de Grupo acontece de 12 a 16 de outubro, de acordo com a programação abaixo.

Programação com ingressos espontâneos (pague quanto acha que vale)

Informações: mostraoff2016@gmail.com ou 27-99238-9087

12/10 – QUARTA-FEIRA
19:00 – PENTAGRAMA
Grupo: Grupo Z de Teatro e agregados
Local: Má Companhia – Rua Prof. Baltazar, 152, Centro. Vitória. (Próximo a Catedral)
Sinopse: Adriano ama Ariadne, que quer ir à festa com Abel, que quer retomar a relação com Aurora, que quer enciumá-lo com André, que quer passar a noite com alguém e só pensar na vida quando for manhã. O amante que espera, o inesperado que surge depois da esquina, as efêmeras juras eternas, a vontade de estar só, a incapacidade de ficar só. Inícios e fins, expectativas que naufragam, acordos e suas falhas, identificações que não garantem nada, o acaso, as loucuras. Os encontros e desencontros de cinco personagens que, à maneira da Quadrilha de Drummond, vão construindo uma teia em seus descaminhos em direção ao outro. Pentagrama é uma quase história de amor. Ou uma história de quase amor. Ou, vá lá, uma história de amor.

13/10 – QUINTA-FEIRA
13:00 – FAMÍLIA DORIANA (Intervenção)
Grupo: Poéticas do corpo
Local: Ruas do Centro de Vitória
Sinopse: Poéticas do Corpo é um coletivo que reúne na fotografia artística, na videoarte e na performance uma metalinguagem direcionada para um único fim: a união de corpos a espaços naturais e urbanos. Na intervenção Família Modelo, o grupo reflete sobre o insustentável modelo de família tradicional e seus valores decadentes.

19:00 – OTELO – Ensaio aberto seguido de bate-papo
Grupo: Grupo de pesquisa “Poéticas da cena contemporânea”
Local: Má Companhia - Rua Prof. Baltazar, 152, Centro de Vitória. (Próximo a Catedral)

14/10 – SEXTA
13:00 – MULHERES EM FUGA
Grupo: Repertório Artes Cênicas e Cia.
Local: Ruas do Centro de Vitória
Sinopse: Mulheres em fuga é uma performance engajada nas atuais discussões acerca da condição da mulher contemporânea que busca a liberdade e a igualdade, driblando tabus e preconceitos que têm suas raízes fincadas numa sociedade patriarcal, tal como a felicidade atrelada ao casamento, a imposição da maternidade, da padronização do corpo, entre outras questões.

14:00 – OFICINA: Teatro de sombras
Ministrante: Dudu Guimarães
Investimento: R$20,00
Inscrição: mostraoff2016@gmail.com ou 27-99238-9087
Local: Burlesqueria. Escadaria do Rosário. Centro de Vitória. (atrás do Carlos Gomes)

19:00 – OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA  
Grupo: Tarahumaras
Local: Burlesqueria. Escadaria do Rosário. Centro de Vitória. (atrás do Carlos Gomes)
Sinopse: OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA é um dos espetáculos que o Grupo Tarahumaras realiza dentro de seu projeto de pesquisa da linguagem tropicalista, baseado na vida e obra do poeta, jornalista, compositor, roteirista e cineasta piauiense TORQUATO NETO.

15/10 – SÁBADO
16:00 – Mesa – As performances de resistência que transpassam os momentos de rupturas democráticas no Brasil. Com Nícolas Corres, Fernando Marques e Nieve Matos.
Local: Má Companhia - Rua Prof. Baltazar, 152, Centro de Vitória. (Próximo a Catedral)

OFF – ANCHIETA 
16:00 – UMA VIAGEM NO TEMPO (infantil) 
Grupo: Rerigtiba (Anchieta-ES)
Sinopse: Num mundo distante, entre a aridez de um planeta desértico e a busca de um misterioso tesouro, três personagens irão reencontrar a esperança, a magia, a alegria e desvendar o segredo do maior mistério da humanidade, a maior riqueza do planeta. Um bem muito mais valioso que joias, diamantes e quilates e quilates de ouro, que dois viajantes do tempo retornam para buscar... só não esperavam encontrar B612, uma criança diferente que, além de ter nome de asteroide e não saber sorrir, não faz a menor ideia de como o mundo foi ficar assim.
Local: Espaço Cultural Rerigtiba (Sede do Grupo). Av.Oliveira, 07-  Anchieta-ES
Informações: (28)3536-2063

20:00 – BOM SUJEITO
Realização: Isso não é flamenco
Local: Rua Prof. Baltazar, 152, Centro de Vitória. (Próximo a Catedral)
Sinopse: Quarta-feira de cinzas e uma mulher remexe as memórias do carnaval recém-finado. Faltam minutos para subir no tablado e o vestido ganha vida. Véspera de carnaval e uma mulher prepara-se para o breve alívio de um ano inteiro. Termina o baile e a mulher sobrevive. Termina o baile e a fantasia resiste. Uma mulher se desfaz entre confetes e sapateados. Uma mulher se refaz entre serpentinas e jaleos. O tempo indo e vindo entre Cartola, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Arnaldo Antunes. Uma mulher se desfaz entre surdos. Uma mulher se refaz entre palmas. Uma mulher dança com a própria cauda. Uma mulher dança com o próprio rabo. Uma mulher dança com um vestido. Uma mulher dança sem o vestido. Uma mulher dança. Um oceano derrama-se entre o flamenco e o samba. Um oceano derrama-se dos quadris. Um oceano ruge em taróis e cajones. Palmas e tamborins. Uma mulher no meio do oceano. Amores fugazes, solidões permanentes; amores eternos, solidões efêmeras. Quem é você?, quem é ela? O baile começa. O baile acaba. Quem não gosta de flamenco, bom sujeito não é.

16/10 – DOMINGO
17:00 – A CIDADE QUE NOS ATRAVESSA
Grupo: Confraria de teatro
Local: Em frente à galeria Homero Massena. Rua Frei Pedro Palácios. Cidade Alta. (Solicitamos que o público vá com calçados confortáveis)
Sinopse: Em quais ruas você se sente mais segura? Quais ruas você se sente menos segura? O pulsar da cidade por um mapeamento afetivo da Confraria de Teatro para peça Todas as ruas têm nome de homem.

19:00 – ELES
Texto e direção: Márcio Martins
Local: Má Companhia - Rua Prof. Baltazar, 152, Centro de Vitória. (Próximo a Catedral)
Sinopse: Há muito tempo fora do convívio social, confinados em um espaço indeterminado, dois personagens expõem as múltiplas camadas das relações que têm um com o outro e com “Eles”, lá fora. Ao manifestar relações de poder, solidão, dependência, entre outras nuances próprias da situação, cada qual acaba por expor a si mesmo, provocando reflexões sobre o que é ser humano na sociedade atual.


Comentários

Postagens mais visitadas