Confira as novidades do teatro capixaba para 2016

Passou janeiro, passou Carnaval, março vem chegando e finalmente o ano começou. Menos para os grupos de teatro capixabas. Para eles, não há feriado, fim de semana, férias, descanso. Tem muito trabalho sendo feito com estreias já marcadas e trabalhos que estão em processo de montagem a todo vapor. Os produtores também estão montando festivais para selecionar o melhor da cena capixaba para o público. Confira o que os principais grupos de teatro capixabas estão montando para 2016 e os eventos voltados para o teatro que vão acontecer neste ano.

Grupos
Grupo Beta de Teatro
Contemplado no edital de Artes Cênicas do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura, o grupo estreia o espetáculo A MENINA CÃO em março na cidade de Guaçuí. Em abril e maio, segue temporada em Vitória. A peça infanto-juvenil é baseada no livro homônimo de Lorena Lima e conta as histórias de Lolo pelo quintal de uma casa em Belém do Pará. Quintais que podem ser de qualquer pessoa.

Cia. Nós de Teatro
Com sede em Vila Velha, o grupo mantém parceria com a Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha para montar dois espetáculos: NAVALHA NA CARNE, de Plínio Marcos, e AS CRIADAS, de Jean Genet. Ambas são pesquisas de iniciação científica com o apoio da FUNADESP e CNPQ, compondo o projeto “Mauvais Mots”, em parceria com a Cia Nós de Teatro. As estreias acontecem em março em no Festival de Teatro de Curitiba e em maio com apresentações no Theatro Carlos Gomes, em Vitória.


O ator Fagner Soares ensaia Navalha na Carne

Grupo Z de Teatro
Com texto escrito no segundo semestre de 2015 em processo de sala de ensaio, o novo espetáculo do grupo, PENTAGRAMA, começa a ser montado em março de 2016. O texto foi lido pelo Grupo Espanca! no Janela de Dramaturgia, importante mostra de dramaturgia que acontece anualmente em Belo Horizonte. Para este ano, o grupo também realiza apresentações de VIZINHOS, seu mais recente trabalho, além de O GRANDE CIRCO ÍNFIMO, selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural e INSONE, selecionado pelo prêmio Boticário na Dança. As apresentações destas duas últimas peças ocorrem em diversas cidades brasileiras.

Makuamba
O grupo inicia 2016 com mais apresentações na Grande Vitória do espetáculo CHICO PREGO, contemplado pelo prêmio de circulação Myriam Muniz da Funarte. Para o segundo semestre, o grupo retorna à sala de ensaio e às pesquisas sobre a cultura popular para uma nova montagem com texto já pronto do diretor do grupo, Nysio Crysóstomo.

Gota, Pó e Poeira
Dois espetáculos estão prontos para estrear em março no Festival de Teatro de Curitiba com temporada marcada para o primeiro semestre na cidade de Guaçuí, sede do grupo. O espetáculo para palco ABSURDA COMÉDIA DE DUAS VIDAS e o espetáculo de rua A HISTÓRIA DO HOMEM QUE VENDEU SUA ALMA AO DIABO E QUASE PERDEU SEU GRANDE AMOR. O infanto-juvenil UMA AVENTURA SEM FIM será montado pelo grupo no segundo semestre.


Os atores Edmar da Silva e Ronilson Pires ensaiam Absurda Comédia de Duas Vidas

Companhia Do Outro

A produtora planeja apresentações dos espetáculos VIAJANTE em Cachoeiro e A CULPA em Guaçuí e Cachoeiro além dos projetos culturais como V Festival de Leituras Dramáticas Capixabas – aprovado na Lei Rubem Braga de Cachoeiro e com realização em março -, Sarau Verbo Intransitivo – com apresentações em Cachoeiro, Guaçuí e Vitória – e II Festival Newton Braga de Poesia Falada – com realização em junho. Esses dois últimos projetos foram aprovados pela Secretaria de Cultura do Estado através do Funcultura.

Iá Pocô
A trupe está em sala de ensaio montando o monólogo ZACIMBA GABA – com estreia em julho - e a comédia nordestina COURO DE CABRA E A PROMESSA com previsão de estreia para abril.

Folgazões
O tradicional grupo dará continuidade ao Núcleo de Pesquisa em Teatro de Rua (NPTR) e estão definindo um calendário anual de oficinas curtas de 12 e 25 horas. As oficinas serão as seguintes: Máscara, Palhaço, Teatro de Rua, Cortejo Cênico Percussivo, Treinamento de ator e Autos Populares. Também aguardam pauta em festivais e projetos para a apresentação dos seus mais recentes trabalhos: PAILHAÇOS e BELFAGOR.

Grupo ELA de Teatro
A companhia de teatro cachoeirense prepara para fim de março a estreia do espetáculo O MENDIGO OU O CACHORRO MORTO, de Brecht. Para abril, a estreia será de A BELA E A FERA - O CONTO.

Confraria
O grupo monta, sob patrocínio do edital de Artes Cênicas do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura, o novo espetáculo do grupo baseado na cartografia feminina. “Nesse segundo projeto resolvemos assumir isso, falar sobre as mulheres, continuar nessa pesquisa de afetividade do Centro de Vitória ao utilizar a cidade como cenário e evidenciar as identidades femininas", detalha Luana Eva, integrante e uma das idealizadoras do Confraria de Teatro. O espetáculo conta com a participação do diretor Francis Wilker e do dramaturgo João Dias Turchi. A previsão de estreia é em maio.


As meninas do Confraria de Teatro com o diretor Francis Wilker e o dramaturgo João Dias Turchi

Teatro Du Beco
Vai rolar temporada da peça O MISTÉRIO DA CASA AMARELA. O monólogo de Verônica Gomes fez estreia em novembro e vai se apresenta agora em março.

Edilamar Fogos Produções
Com produção de Edilamar Fogos, o diretor Márcio Martins está neste momento em sala de ensaio com os atores Patricia Galleto e Othoniel Cibien para a montagem do espetáculo ELES com previsão de estreia para final de abril em Vitória.

Circo Teatro Capixaba

O grupo localizado em Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, está com o programa de Residências Artísticas. Os grupos/artistas interessados devem enviar e-mail para circocapixaba@gmail.com com proposta de trabalho, previsão de data, quantas pessoas irão, necessidades técnicas. O programa tanto recebe artistas e grupos que queiram um espaço para criação e montagem, tanto com artistas e grupos que queiram fazer um intercâmbio artístico e também para assessorias artísticas.

Rerigtiba
O grupo de Anchieta está em sala de ensaio montando novo espetáculo infanto-juvenil ainda sem nome e com previsão de estreia para meados do ano. Enquanto isso, realiza apresentações de espetáculos do seu repertório.

Teatro Urgente
A companhia dirigida por Marcelo Ferreira prepara o espetáculo PLUGGED, ensaio baseado na peça "Dias Felizes", de Samuel Beckett. Peça patrocinada pela Lei Rubem Braga com patrocínio da Viação Grande Vitória e tem no elenco a atriz Ivny Matos. A estreia será já agora no primeiro semestre.

Festivais
V Festival de Leituras Dramáticas Capixabas
Acontece em março em Cachoeiro. Saiba mais sobre a programação clicando aqui.

Aldeia SESC 2016

Esperamos que aconteça em 2016, depois da demissão de parte da equipe técnica como Colette Dantas e Gabriel Albuquerque. O festival é uma das principais plataformas de visibilidade, promoção e fomento das artes cênicas no Espírito Santo.

I Festival de Histórias Infantis
Organizado pelo Ponto de Cultura Escola de Teatro Darlene Glória, o festival está em período de curadoria e acontece em parceria com a Secretária de Cultura do Estado do Espírito Santo, do recurso do FUNCULTURA. O festival vai ser realizado de 14 a 18 de abril de 2016 em Cachoeiro

I Cortejo Poético
A Cia. Nós de Teatro realiza o evento em Muqui no mês de abril. Mais informações aqui.

I Festival de Teatro de Rua Jovem
Também organizado pela Cia. Nós de Teatro, o evento será realizado por alunos de escolas públicas da Grande Vitória. As apresentações acontecem em maio na cidade de Vila Velha. Saiba mais aqui.

17º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí
As inscrições para o mais antigo festival de teatro do estado estão abertas e vão até 10 de abril. O festival acontece entre 22 a 28 de maio na cidade de Guaçuí e reunirá mais de 15 espetáculos de todo o Brasil que irão concorrer em diversas categorias como melhor espetáculo, melhor direção e melhor texto. Confira o edital aqui.

II Festival Newton Braga de Poesia Falada – Edição Capixaba
As inscrições para o Festival começam em março e vai acontecer no dia 05 de junho em Cachoeiro, encerrando a quinta edição da Bienal Rubem Braga. O festival também é patrocinado pela SECULT.

12º Festival de Teatro Cidade de Vitória
Oficial no calendário de eventos da cidade de Vitória, o festival acontecerá no mês de outubro nos teatros e praças da capital. O edital para selecionar espetáculos capixabas será lançado no segundo semestre.

OFF – Mostra Capixaba de Teatro de Grupo
Paralelo ao Festival de Teatro de Vitória, os grupos de teatro capixaba se reunirão para apresentações, performances e oficinas na Má Companhia, sede dos grupos Z e Repertório.

III Festival Latino Americano de Monólogo
O evento que reúne espetáculos capixabas e de países da América Latina acontecerá em novembro.

VII FACCI - Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim
Organizado pela ASTECA - Associação teatral de Cachoeiro, o festival reúne espetáculos de grupos da cidade de 22 a 25 de novembro.

Comentários

  1. OLÁ AMIGOS DO BLOG, O ANO COMEÇOU MAS A JC PRODUÇÕES NÃO PAROU NEM NAS FESTAS. O ESPETÁCULO "O PESADELO DO TERCEIRO MILÊNIO" ESTÁ EM CARTAZ DESDE DEZEMBRO APRESENTANDO NO CENTRO DE ARTES ULYSSES CAVALIÉRI QUE FICA SITUADO NA RUA 7.
    O texto de Anderson Lima é um ensaio sobre a esquizofrenia com nuances de um terror vampiresco. Um ser "nonsense" que em suas alucinações acredita que Deus o escolheu para ficar em seu lugar... Psicopata assassino e paranoico passeia por seus delírios regados de sangue e morte enquanto narra sua infância problemática e escreve um novo livro de Leis espirituais que ele chama de nova Bíblia baseada em suas teorias de certo e errado. As sombras que o perseguem e as vozes que ecoam em sua mente o direcionam em sua jornada de sublimação divina. O autor se apropria de trechos Santos e profanos em alguns momentos o que tornam a experiência da atuação mais tensa e marcante. A crença do personagem de que tudo que ele faz está autorizado por um Deus que ele "ilusiona" como material em feitiços e orações lunáticas criadas para a invocação de um "big bang" em seu interior, o faz aterrorizar enquanto clama pela atenção do público.
    ESPERO VOCÊS NA PRÓXIMA APRESENTAÇÃO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas