V Festival de Leituras Dramáticas Capixabas acontece em Cachoeiro



Um projeto que começou em 2008 e chega à sua quinta edição em 2016. Mais de 15 grupos artísticos participantes, a maior parte de artistas cênicos. Todos capixabas com obras capixabas. Quatro espaços usados na cidade desde a primeira edição que mantem apresentações gratuitas e desde 2010 é patrocinado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro ou pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo.

Esses são os números do Festival de Leituras Dramáticas Capixabas. A edição número cinco do evento traz à cena nos dias 12, 19 e 26 de março espetáculos teatrais e apresentações de música e dança, todas gratuitas.

Pela primeira vez, o Festival chega à Burarama com a apresentação da Cia. Nós de Teatro com o espetáculo “A Incrível História de Tony e Clóvis”. A história mostra o encontro de dois palhaços em um lugar perdido e através da música e de jogos corporais e circenses, também se encontram de forma bem humorada com o público.

Também integram a programação a performance inédita de Aroldo Sampaio e Duo Zaimer com a Livre Cia. da Dança. Os músicos e bailarinos se uniram para criar o espetáculo “Venha Junto” baseado nas músicas dos Beatles. As criações começaram em meados de 2014 e finalmente estreiam em nosso festival, interagindo no espaço da Praça Jerônimo Monteiro.

É na praça que ocorre a apresentação dos alunos da oficina de Leituras Dramáticas que o festival desenvolve desde fevereiro na Escola CIAC Raymundo Andrade. Crianças e adolescentes tiveram uma preparação vocal, corporal e uma pesquisa estética e literária para se apresentarem na rua. A direção da oficina pertence aos atores cachoeirenses Mário Ferreira e Isabel Bremide.

Encerrando o evento, no Teatro Municipal Rubem Braga, o ator Luiz Carlos Cardoso apresenta o espetáculo “Viajante”. No monólogo, o ator incorpora nove personagens, entre eles um viajante que, entre suas andanças, encontra diferentes tipos e conta suas histórias. Ao longo do espetáculo, ocorre também o encontro do viajante com o ator e do ator com o público. A peça ganhou os prêmios de melhor texto e melhor cenário no último Festival Nacional de Teatro de Guaçuí e foi indicada nas categorias melhor ator, diretor, iluminação e espetáculo.

Toda a programação é gratuita. O projeto é patrocinado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro, tem o apoio cultural da Escola Ciac Raymundo Andrade, é realizado pelo Grupo Anônimos de Teatro com produção executiva da Companhia Do Outro.


Aroldo Sampaio e Duo Zaimer (foto) se apresentam com Livre Cia. de Dança.


Agenda – V Festival de Leituras Dramáticas Capixabas

12/03 - 11h
Praça de Burarama
Espetáculo “A Verdadeira História de Tony e Clóvis”
Cia. Nós de Teatro

19/03 - 11h
Praça Jerônimo Monteiro
Venha Junto - performance inédita -
Livre Cia. de Dança e Aroldo Sampaio e Duo Zaimer

26/03 - 11h
Praça Jerônimo Monteiro
Leituras dramáticas com alunos da oficina do Festival
Direção de Mário Ferreira e Isabel Bremide

20h
Teatro Rubem Braga
Espetáculo “Viajante”
Companhia Do Outro
com o ator Luiz Carlos Cardoso

Apresentações livres e gratuitas.

Comentários

Postagens mais visitadas